terça-feira, 5 de maio de 2009

. terça-feira, 5 de maio de 2009



1º SEMINARIO REGIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE

MINEIROS DA AFRICA AUSTRAL

Mineiros definem Estratégia Comum de Comunicação e Combate ao HIV/ SIDA em Maputo

Realizou-se de 27 a 28 de Novembro de 2008, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, República de Moçambique, o Primeiro Seminário Regional das Associações de Mineiros da África Austral sob o lema “Os mineiros são suficientemente capazes de vencer o HIV/SIDA através da consciencialização”.


Participaram no Seminário representantes das Associações de Mineiros de Bo

tswana, Suazilândia e Moçambique; Conselho Nacional do Combate ao HIV e SIDA, MONASO, OTM-CS, UNICEF, ONUSIDA, TEBA, VSO, HACI e KAWENA, CUSO – Canada, Skillshare International, quadros das instituições do Governo de Moçambique representando os Ministérios do Trabalho; Transportes e Comunicações; Saúde, da Mulher e Acção Social, representantes do sector público e privado, organizações da sociedade civil e confissões religiosas. Por razões circunstânciais as associaçoes de África do Sul – AMCU e do Reino do Lesotho- SA Ex- Miners&Allied Workers não se fizeram presentes.





O Seminário foi presidido pelo Exmo Senhor Moisés Sandoane Uamusse, Presidente da Associação de Mineiros Moçambicanos, AMIMO. O Seminário foi oficialmente aberto por Sua Excelência o Prof. Dr. Ivo Garrido, Ministro da Saúde da República de Moçambique na sua qualidade de Vice-Presidente do Conselho Nacional do Combate ao HIV/SIDA. No seu discurso, o Vice-Presidente do CNCS depois de saudar a todos os presentes e desejar as boas vindas aos convidados estrangeiros, destacou que a epidemia do HIV continua a ser um problema de saúde pública no Mundo estimando-se que 33.2 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus do HIV das quais 22.5 milhões de infectados encontram-se na África Subsahariana. Disse também que os mineiros e suas famílias figuram nos grupos mais vulneráveis de contrair a infecção pelo HIV na região Austral e que a prevalência do HIV é elevada nesse grupo. O Vice-Presidente do CNCS sublinhou a importância deste Seminário Regional tendo indicado que as iniciativas de género contribuem na aceleração da implementação de actividades com vista à redução da infecção pelo HIV, e, assegurou que as acções que advirem deste 1° Seminário das Associações de Mineiros aumentem o conhecimento sobre os métodos de prevenção da infecção pelo HIV, bem como conduzam a mudança de comportamento. Nesse contexto o Vice-Presidente do CNCS convidou a Região a tomar passos decisivos para o combate da pandemia e da pobreza.

0 comentários:

Enviar um comentário